Sua Majestade Fashion!
Gente, puta que é puta e quer subir de vida, PRECISA de uma boa bagagem cultural, né? Nada como ter o que falar, comentar e melhor...o que vestir...rs
Então, seguinte, no dia 09 de Maio o Costume Institute, do Museu Metropolitan de Nova Iorque inaugurou a exposição Poiret, King Of Fashion, uma homenagem ao estilista Paul Poiret que mudou a moda radicalmente na década de 20. O super estilista ficou conhecido por ter revolucionado a silhueta feminina, apostado nas cores fortes, no exagero, nos brocados, no exotismo, no étnico e em tantos outros conceitos criados por ele Para se ter uma idéia, ele foi o primeiro estilista a "customizar" roupas, em uma época que nem se falava disso. Ele pegava uma túnica, um sari ou um tecido da índia, Marrocos ou Turquia e simplesmente ajustava mangas, fazia uma costura, um recorte e...voilá...tinhámos uma de suas novíssimas e ousadas criações. Um verdadeiro criador da Mata Hari moderna...luxo!
Poiret também ficou conhecido por suas festas deslumbrantes, cheias de motivos diferentes, em que apostava na super produção e gastava horrores. Aliás, esse gosto pelas festas, estilo de vida de pop star (sim, ele sabia muito bem como vender um estilo de vida rico e famoso, que impressionava sua clientela abastada) e seus investimentos em artes e apoiando novos criadores, deram para Poiret um final triste, quando morreu em 1947 em plena pobreza.
Mas ainda assim a vida desse mestre rendeu momentos gloriosos que são perpetuados pela moda até os dias atuais. Ele conseguiu, como poucos, trazer o oriente para suas roupas, mesclando referências, estampas e cores e libertou a mulher das roupas estafantes, para formas diferenciadas e libertadoras. Balenciaga era um admirador de Poiret (inclusive é patrocinador da exposição). Galliano e Lagerfield sempre citam o nome do mestre.
Poiret foi tão importante, que foi um dos primeiros a apostarem em uma linha de fragrências assinadas por sua maison e ainda lançou uma linha completa de maquiagens de luxo e objetos de decoração. Ele vendia um "estilo de vida" e sabia captar suas clientes por isso Dava para essas mulheres tudo para que pudessem experimentar da viagem alucinante de sua inspiração e incorporassem isso ao seu cotidiano, comprando o "estilo Poiret" em tudo que faziam. Coisa que as grandes grifes descobriram na década de 80.
Com certeza, uma merecida mostra, com o que há de mais grandioso em uma carreira marcada de sucessos e iventividade, exatamente como a moda deve ser: nova, reinventanda e em eterna mutação. Poiret encarnou, melhor do que ninguém, o título de um estilista à frente de seu tempo. Passa lá! A exposição vai até 05 de agosto de 2007. Infos, aqui!
** (se estiver por aí, em NY, manda o email para eu mandar uma listinha de bugigangas vai...não faz a desentendida!!!)
0 Comments:
Post a Comment
<< Home